quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ano de vestibular, e agora?


Quem nunca ficou em dúvida na hora de tomar uma grande decisão, que atire a primeira pedra. Algumas pessoas crescem sabendo a profissão que querem seguir. Fato é que nunca fui uma dessas pessoas, e decidir qual caminho seguir não foi fácil.


Quando acabei a escola, em 2011, tinha na cabeça que queria fazer Relações Internacionais. Consegui bolsa integral em uma faculdade para Comércio Exterior e pensei: por que não? É uma área de RI. Não queria deixar de estudar, na época achava que seria perda de tempo. Com o tempo percebi que não era o que eu queria. Estava sempre esgotada, mal humorada e ir para a faculdade me desanimava. Arrumava qualquer desculpa para faltar e mesmo quando ia, não aproveitava a aula tanto quanto poderia. No meio do segundo semestre, tranquei.

Depois resolvi tirar um tempo para mim e descobrir o que realmente queria para minha vida. Quis de tudo um pouco: cada hora, uma coisa. Explorei todas as opções, pesquisei, fui atrás, planejei... Hoje, olhando para trás, vi que tomei uma série de decisões equivocadas. Era nova, imatura e acredito que, se tivesse a oportunidade de voltar no tempo, faria várias coisas diferentes. Não me arrependo, não é isso. É que às vezes tempo e experiência fazem a diferença.

Tinha tanta pressa no início, e agora, 3 anos depois, vejo que isso não é nada e serve apenar para prejudicar. Às vezes assustada por ter passado tanto tempo, mas feliz e ansiosa. Esperando minha faculdade de Jornalismo começar e sinto que toda a espera valeu a pena.



A primeira dica que dou para quem está escolhendo uma profissão é conhecer a si mesmo. Quais são suas matérias preferidas? Pelo que você se interessa? Reconhece algum talento? O que você se vê fazendo daqui 10 anos? Prefere trabalhar com pessoas ou animais? Em grupo ou sozinho?

Em seguida, com calma, tire alguns dias para pesquisar as profissões. Elimine as que não tem nada a ver com você. Nunca gostei de Biologia e tenho pavor de sangue, então sempre soube que Saúde não era minha área. Já as profissões que te interessarem: pesquise a fundo. Veja grades curriculares de diferentes faculdades, procurem livros sobre os temas em bibliotecas, converse com profissionais. Peça a opinião de quem já te conhece.

Cuidado com a pressão! Seus amigos e familiares querem o melhor para você, mas muitas vezes não sabem o que isso significa. Converse, exponha o que pensa e peça ajuda. Mas a pressão, em muitos casos, não vem só de fora. Lembro bem de perder várias noites de sono durante o Ensino Médio tentando me decidir.

Como disse no começo, existem pessoas que sabem desde criança que querem ser médicos, advogados ou professores. Mas nem sempre é simples assim. É uma fase difícil e de grande cobrança, mas é uma delícia de ser vivida. Começar a se descobrir e trilhar o próprio caminho sem saber exatamente onde ele te levará tem seu (grande) lado bom.


Desejo muita paz de espírito e determinação para os que estão passando por esse momento. E como puder, ajudarei. Dúvidas, sugestões e críticas construtivas são sempre muito bem-vindas.


Boa noite, meus amores! Peço mil desculpas pela ausência, foi por uma boa causa, prometo. =*

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. amei o post! Sou nova ainda, estou indo para a faculdade nesse semestre. Escolhi direito, mas acho que acertei na escolha porém só o tempo para responder isso mesmo! Mas analisei, tirei dúvidas com quem já trabalha com isso, pesquisei e tudo mais. Veremos como será! hahaha
    www.nataliaterra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o tempo pra responder, mesmo. Mesmo pesquisando e conversando com profissionais da área, acabamos vendo a profissão com os olhos de outra pessoa. Precisamos viver a experiência para descobrir. Estou torcendo por você! <3

      Excluir
  2. Oi flor obrigada por visitar meu blog. Eu faço faculdade de direito, mas as vezes acho que não é bem o que queria sabe, sempre gostei muito de escrever, e agora com meu blog, acho que deveria ter feito jornalismo rsrs, mas vai que o blog da certo, e eu viro blogueira profissional né rsrs, bjussss.
    http://cinthiaartea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostar de escrever conta muito para quem quer ser Jornalista! Já pensou em fazer quando acabar Direito? Pode ser uma boa também!
      Beijos!

      Excluir
  3. Bela postagem querida!
    Aline. te indiquei em uma tag Liebster award, dá uma olhadinha...
    http://somarinfor.blogspot.com.br/2015/01/liebster-award.html

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André! Desculpa a demora!
      Vou responder a tag logo, obrigada pela indicação!

      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei o post! Na minha época não havia essa facilidade tecnológica e as pesquisas sobre as profissões eram muito difíceis. Nós fazíamos o famoso "teste vocacional" . Acho importante essa troca de experiências, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a Internet tem facilitado muito as coisas, né? Basta ter interesse e saber pesquisar. Já fiz alguns testes vocacionais, mas acabaram me indicando a primeira faculdade, que não gostei. Acho que esses testes dependem muito do momento em que estamos. Não sei se vale a pena levar como algo "duradouro". Obrigada!!!

      Excluir
  5. nossa adorei esse post e de saber de sua experiência , eu sempre quis fazer moda, mas percebi que isso não ia me dar futuro aqui aonde vivo , e que eu não preciso fazer uma faculdade de moda para mexer com aquilo que eu gosto , por isso criei o meu blog , hoje faço faculdade de direito , as vezes é um pouco chato , mas agente aprende coisas que nem imaginava !
    beijos flor
    já estou te seguindo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter gostado, Luiza! Que legal ter criado o blog para isso, assim você pode levar a Moda como um hobby! =) Acho que nenhum curso é legal o tempo todo, sempre vai ter uma pedrinha no sapato... Mas se você gosta do curso em geral e se vê trabalhando com isso, está no caminho certo!

      Beijos, volte sempre!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©